Blog: Carreira na Área de Dados

 

Fala, galera! Nesse blog irei contar um pouco sobre minha trajetória: dificuldades, cursos, parte técnica, soft skills, experiências no mercado de trabalho e muito mais!

O que é uma cultura data driven e quais são as etapas para construí-la?

May 22, 2024
 

Implementar essa cultura não é algo simples, é um processo composto de váááárias etapas e ter só uma dessas etapas dentro da sua empresa não a torna "data driven".

O que eu acredito ser data driven: funcionários da empresa, principalmente tomadores de decisão, utilizarem os dados para tomar decisões efetivas e mais precisas, mas a nível organizacional.

É claro que experiência e feeling são importantes para um gestor guiar o negócio, mas combinar essas características com dados potencializará a tomada de decisão.

O primeiro passo é uma comunicação clara e concisa, que precisa vir TOP-DOWN! Não adianta uma pessoa, uma área terem a vontade de transformar a empresa inteira (se for grande), que provavelmente NÃO dará certo. Precisa ser algo difundido para todas as áreas e os funcionários precisam visualizar os benefícios de se tornarem data driven: aumento de #produtividade, redução de custos, decisões mais precisas etc.

Coleta, estruturação dos dados e armazenamento de dados, que serão utilizados para análises, construção de dashboards e MachineLearning, constituem uma etapa fundamental (e cara!) para ter um processo robusto e garantir que as informações estejam disponíveis para as áreas quando precisam, de maneira atualizada - obviamente respeitando um trade-off entre custo e disponibilidade.

Treinamentos são importantes também para ensinar a utilizar ferramentas, a realizar testes A/B, a construir dashboards e a utilizar os dados da melhor maneira possível. Mas é óbvio que também é necessário ter uma equipe de dados responsável por tarefas mais complexas como análises estatísticas, Machine Learning, automatizações e por aí vai...

Enfim, não é um processo que ocorre do dia para a noite. NÃO é um e-mail do RH que diz para todo mundo aplicar uma mentalidade data driven e só. Precisa de paciência (pode durar anos...) e DINHEIRO.

O que acha? Concorda?
Link para o vídeo nos comentários.

Abraços,
Caio Avelino

NEWSLETTER

Quer ficar por dentro de novidades, dicas e conteúdos da área de dados?

Inscreva-se, então, em nossa newsletter e não perca as novidades do blog.

Você está seguro. Nunca te mandaremos spams ou venderemos seu contato.